Estudos estratégicos para a UFSCar

Um diferencial do IEAE-UFSCar em relação a outros Institutos de Estudos Avançados é a proposta de se estabelecer também como um local para o desenvolvimento de Estudos Estratégicos que possam subsidiar a Administração Superior não somente no seu planejamento estratégico, mas também ajudar a pautar diretrizes e ações administrativas e acadêmicas da Instituição. O IEAE-UFSCar será mais um espaço de reflexão sobre a natureza e a importância da Universidade no contexto de país.

Dessa forma, é proposta a criação de uma rede colaborativa de pesquisa, com um grupo local de análise de informações estratégicas trabalhando em parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC) e com o Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE) vinculado à Fundação de Apoio Institucional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar (FAI-UFSCar), que tem a missão de facilitar a estruturação, implementação, avaliação de modelos inovadores que subsidiem a atuação da UFSCar em ensino, pesquisa, extensão e inovação.

A equipe do IEAE de estudos estratégicos será composta por especialistas da área de ciência da informação, de métricas de desempenho acadêmico e também contará com professores sêniores da UFSCar, para análises específicas ou relacionadas com sua formação, experiência acadêmica e de gestão universitária, de maneira a facilitar a apresentação de pontos de vistas diferentes daqueles que, muitas vezes, é construído pelas pessoas que estão imersas no acelerado trabalho da administração.

V Curso de Atualização Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais (USP/FAPESP)

Relatório do curso

Muitos trabalhos foram elaborados ao longo do curso. Como trabalho final foi construído um Plano de Transformação Institucional a partir de diálogos com membros das equipes do IEAE, SPDI, NAIIPEE e SIn. Uma síntese desse plano, que busca desenvolver uma metodologia para produção de indicadores de dados da Saúde na UFSCar, foi registrada por meio de um vídeo, elaborado com apoio do NAIIPEE.