UFSCar terá oito Cátedras em 2026

IEAE divulga resultado do primeiro edital para apoio a Cátedras de curta duração

O Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da UFSCar divulgou nesta segunda-feira (15/12) o resultado do edital realizado para seleção de propostas de Cátedras de curta duração com apoio do Instituto, com atividades previstas para acontecer ao longo de 2026. Foram encaminhadas 10 propostas, com participação de quase todos os centros acadêmicos da Universidade, com envolvimento de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes campi e projetos marcados pela interdisciplinatidade. Cada Cátedra aprovada – o edital previa, originalmente, até cinco projetos, mas o resultado final registra apoio a oito propostas – receberá até R$ 40 mil, destinados ao deslocamento e estadia na Universidade do chamado Catedrático Conferencista, a bolsas de extensão para estudantes de graduação e, também, outras pequenas despesas relacionadas à realização das pesquisas, eventos e ações de formação programadas.

“Nós ficamos muito bem impressionados com a qualidade das propostas elaboradas já para este primeiro edital. Os projetos são inovadores, estabelecendo de forma contundente conexões entre diferentes áreas do conhecimento, tratando de temáticas abrangentes, muitas vezes claramente relacionadas a um impacto social bastante próximo no horizonte, o que é muito condizente com a missão do Instituto de associar, à excelência científica, a dimensão estratégica”, avalia o Diretor do IEAE, Adilson de Oliveira. “A partir do processo de avaliação realizado por pareceristas, que evidenciou essa qualidade, procuramos a Administração Superior, e felizmente pudemos contar com o apoio, através da Fundação de Apoio Institucional, para essa ampliação no número de Cátedras inicialmente previsto”, registra.

As atividades das Cátedras estão previstas para início em março de 2026. Confira a seguir os títulos e responsáveis pelos projetos aprovados. Resultados detalhados oficiais estão publicados no espaço do site do IEAE destinado ao processo seletivo.

  • Diretriz clínica em obstetrícia: da evidência científica à prática clínica – Titular da Cátedra: Patrícia Driusso (Departamento de Fisioterapia – CCBS)
  • Transição Tropical: liderança global e agricultura regenerativa e sustentável – Titular da Cátedra: Waldir Cintra de Jesus Junior (CCN)
  • Sistemas Complexos e suas Complexidades – Titular da Cátedra: Pedro Manoel Galetti Junior (Departamento de Genética e Evolução – CCBS)
  • Documentário e Sociedade Brasileira – Titular da Cátedra: Arthur Autran Franco de Sá Neto (Departamento de Artes e Comunicação – CECH)
  • Computação Inteligente Centrada no Humano – Titular da Cátedra: Luciana Aparecida Martinez Zaina (Departamento de Computação – CCGT)
  • Vivências Pedagógicas: pedagogia da terra, das águas e das florestas e educação quilombola em movimento – Titular da Cátedra: Luiz Bezerra Neto (Departamento de Educação – CECH)
  • Serviços Ecossistêmicos: desafios na gestão de paisagens multifuncionais – Titular da Cátedra: Roberta Averna Valente Botezelli Tolini (Departamento de Ciências Ambientais – CCBS)
  • Hope & Healthcare – Titular da Cátedra: Monika Wernet (Departamento de Enfermagem – CCBS)