Relato da Primeira Reunião

O Prof. Adilson apresentou a ideia inicial do Instituto de Estudos Avançados da UFSCAR, cuja concepção inicial ocorreu ainda na gestão anterior da reitoria da UFSCAR, proposto pelos Prof. Pedro Galetti (vice-reitor) e Prof. Cláudio Kiminami (Pró-reitor de Pesquisa). Um dos primeiros passos foi a submissão e aprovação de um projeto FINEP para construção de um edifício com 1.240 m2 e já foi investido R$ 1.500.000,00, sendo necessários mais R$ 2.200.000,00 para a sua conclusão.

O IEA deve ser implementado independentemente do prédio; o importante é conectar pessoas e ideias com missões de curto, médio e longo prazo.

Considerando-se a excepcional experiência do professor Sergio Mascarenhas de Oliveira, foi consenso iniciar-se a reunião ouvindo a concepção dele em relação ao IEA_UFSCAR.

Após a apresentação do prof. Sergio Mascarenhas,a palavra foi aberta para os participantes apresentarem suas diferentes visões conceituais e práticas, daquilo que queremos para um IEA_UFSCAR. Segue os aspectos conceituais e práticos discutidos:
 

Visões conceituais e práticas

O momento atual é propício para reflexões mais profundas sobre a interação entre tecnologia e sociedade. Considerar a transversalidade e a adequação do uso de tecnologia para uma sociedade melhor de se viver;

É preciso vincular a riqueza tecnológica com os aspectos humanísticos: discutir a Humanidade como um todo – focar no Homem – ator principal que precisará encontrar soluções para o futuro;

As iniciativas do IEA_UFSCAR devem centrar-se em modelos pequenos, porém funcionais (algumas destas iniciativas já existem na UFSCar,mas de forma fragmentada e sem estruturação institucional) potencializá-los e transformá-los em algo de maior alcance .

A experiência recente com a incorporação do Hospital Escola da UFSCAR, foi muito rica em mostrar a importância da cidade representada pela Câmara de Vereadores, que após conhecerem a proposta deram apoio unânime. O Inovador será ter autonomia e vínculo com a cidade.

O IEA deve fundamentalmente ser um lugar de reflexão e encantamento, mesclando conhecimentos multidisciplinares em encontros presenciais(esses permitem a expressão das emoções). Emoções motivam as pessoas de forma agregadora em oposição às tecnologias que são solitárias;

Considerar não só o panorama da formação de pesquisadores, mas a preparação de cidadãos éticos envolvendo também de forma global, crianças e jovens, não incutindo neles conhecimento de forma imposta mas incentivando-os com entusiasmo para construírem para as gerações futuras.

Agir incentivando as novas metodologias ativas de ensino, a criação de espaços comunitários como um Museu de História Natural, o Planetário (já existente) e outras iniciativas agregadoras.

O IEA_UFSCAR deve atuar como elemento de coesão e compartilhamento efetivo de conhecimento, para a integração da Universidade com a comunidade.

Contribuir na construção e difusão da imagem do significado: ser UFSCar.

Atualmente, por volta de 50% dos professores da UFSCar são jovens doutores que desconhecem o histórico da UFSCar e da C&T no Brasil; é preciso consolidar e ampliar as lideranças existentes, contribuir para que os jovens estabeleçam e ampliem a visão de futuro e o papel deles neste futuro.

O Instituto não deve ficar engessado na burocracia usual, deve ter sustentabilidade financeira própria, mantendo flexibilidade administrativa, agilidade e imparcialidade em suas ações. Para isso, serão necessárias parcerias com o setor privado. Em contrapartida, as empresas terão ganhos provenientes da possibilidade de conhecerem temas de futuro, interagindo diretamente com pesquisadores com contribuição relevante no cenário nacional e internacional, participando como parceiros em eventos e outras ações planejadas. A formação universitária sintonizada com os avanços tecnológicos com visão de futuro é outro aspecto de ganho para as empresas. O tema Pátria Educadora, anunciado pelo governo atual, deveria ser aproveitado para capitalizar-se o IEA-UFSCar valorizando a educação e a difusão do conhecimento.

Como formas de ampliar conexões foram consideradas: A contratação de professores visitantes nacionais e internacionais; formação de cátedras; uma web TV; mapear o que acontece em outros institutos; criação de dropbox ou outra ferramenta adequada para repositório do IEA; conferências TED (grande capacidade de difusão com baixo custo); disponibilizar uma biblioteca básica e organizar leituras e debates temáticos. Incluir aspectos humanísticos e agregadores, como a música e atividades culturais, que sejam motivadores para uma participação mais ampla, atraindo novos talentos.

Alguns destaques da apresentação do Prof. Sérgio Mascarenhas:

Devemos ver o IEA_UFSCar como organismo vivo com anatomia (inserir referência)e fisiologia, além de forma e função, interferindo e sofrendo interferência do meio ambiente.

O Planejamento estratégico deve levar em conta o modelo tetraédrico, tendo na base o triângulo de Sábato: Governo, Empresas, Universidades e Institutos de Pesquisa, visando benefícios para a Sociedade.

Os desafios do século XXI são: Sistemas complexos, Internet, BigData, Cérebro, Mente e Máquina, Globalização, Energias Alternativas, Mudanças climáticas, Sustentabilidade e Revolução do Conhecimento: Terceira Cultura.

 

Integrantes do Grupo de Trabalho e participantes da reunião IEA –UFSCar em 19/05/2015:

Prof. Sérgio Mascarenhas de Oliveira

Prof. Wolfgang Leo Maar–Prof. Titular Aposentado UFSCar (Filosofia)

Profª. Deisy das Gracas de Souza - Profa. Titular UFSCar (Psicologia)

Profª. Odete Rocha –Profa.Titular UFSCar (Ciências Biológicas)

Profª.Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo– Pró-Reitora de Pesquisa UFSCar

Prof. Paulo César de Camargo -   Assessor da Vice-Reitoria-Presidente

Prof. José Eduardo dos Santos – Prof. Titular UFSCar (Dep. de Hidrobiologia )

Profª. Tânia de Fátima Salvini– Profa. Titular (Dep. de Fisioterapia )

Prof. Edson Roberto Leite – Prof. Titular (Dep. de Química)

* Profa. Maria da Graça Nicoletti Mizukami- Profa. Titular-Aposentada UFSCAR. (Educação)

* faz parte do G.T., atua na Universidade Presbiteriana –Mackensie. Não pode comparecer na primeira reunião.