Quais são as características de temáticas pertinentes para um Grupo de Trabalho Temático (GTT) e que tipo de estudos e ambiente de trabalho elas devem fomentar?

A temática estabelecida para o GTT deve propiciar a promoção de estudos avançados e estratégicos na projeção do futuro, a qual deve ser fundamentada na avaliação crítica do passado e do presente e, assim, na memória e no patrimônio gerados nesse processo histórico, bem como no legado que se pretende deixar para as gerações vindouras. Logo, em tal processo dinâmico – retroalimentador e auto-organizado – as relações entre passado e presente representam a realidade construída até o momento (o ‘real’), a partir das quais se deve projetar cenários futuros desejáveis (o ‘ideal’), a serem construídos a partir do presente. Pelo caráter não-disciplinar da temática a ser estudada por um GTT, ele deve proporcionar aos seus integrantes um fórum para o trabalho em equipe inter, multi e transdisciplinares, estimulando a formação de redes de cooperação entre pesquisadores, grupos e instituições locais, nacionais e internacionais. Para tanto, devem, com o apoio do IEAE, construir bases de dados confiáveis e disponibilizar ferramentas de análise e de interação entre os participantes. Dessa maneira, espera-se contribuir para a formação de uma cultura de redes de cooperação para solução de questões inter, multi e transdisciplinares de alta relevância.

Logo, os Grupos de Trabalho Temáticos (GTT) são grupos auto-organizados e independentes que buscam abrir novas oportunidades para o avanço científico, tecnológico, social, econômico e/ou para o desenvolvimento natural e sustentável da sociedade humana. Para tanto, devem procurar agregar o melhor do conhecimento disponível, atuando nas fronteiras entre as áreas de conhecimento tradicionalmente estabelecidas, por meio de abordagens sistêmicas e colaborativas, abertos a diálogos e interações relevantes para os objetivos estabelecidos.