IEAE segue sob direção de Adilson de Oliveira na gestão 2026-2029

Diretor apresentou avanços institucionais e projeta expansão das cátedras e do debate interdisciplinar

(Texto: Antonio Rodrigues da Silva Neto).

O Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da UFSCar concluiu o processo de escolha de sua Direção para o triênio 2026-2029, que seguirá sob liderança de Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, docente no Departamento de Física. A definição aconteceu na 19ª Reunião Ordinária do Conselho do Instituto (CoIEAE), realizada no último dia 11 de dezembro. A decisão segue agora para a Administração Superior da Universidade, para as providências administrativas, e a nova gestão se inicia em março do ano que vem.

Adilson de Oliveira esteve à frente do IEAE no período de 2023 a 2025. Assim, na reunião do Conselho, também apresentou balanço das principais ações realizadas e avanços obtidos. Ele destacou a consolidação de iniciativas estruturantes previstas no plano de gestão apresentado em 2023 e, assim, o fortalecimento do papel do Instituto como espaço de reflexão estratégica e interdisciplinar.

“Entre as principais realizações, destaco a proposição e a realização de duas edições do ciclo de conferências Diálogos Avançados, que ampliou de forma significativa o diálogo acadêmico e institucional. Este foi um dos desdobramentos de esforços para formalização de acordos de cooperação com outras instituições, especialmente com o Instituto de Estudos Avançados da USP em São Carlos, que possibilitou a realização dos ciclos e de outras iniciativas conjuntas. Como resultado, também estamos lançando livro que reúne as contribuições da primeira edição do Diálogos Avançados”, conta Oliveira.

Outro passo importante foi a implementação do Regimento Interno e, também, das normativas relacionadas às cátedras, que configuram marcos na consolidação institucional do IEAE. O edital para seleção de cátedras de curta duração, que divulgou recentemente a aprovação de oito propostas para 2026, é um desdobramento desses avanços. O balanço do período inclui também melhorias na infraestrutura física do Instituto, como a conclusão do auditório e adequações no prédio, contribuindo para a ampliação das atividades e eventos promovidos.

Para o triênio 2026-2029

Para o próximo triênio (2026–2029), Adilson de Oliveira destaca a intenção de dar continuidade e aprofundar iniciativas consideradas estratégicas para o Instituto. Entre as prioridades, está o fortalecimento do programa de cátedras, com foco na efetiva implementação das ações a partir de 2026.

Outra meta anunciada é a criação de uma revista científica do Instituto, como forma de ampliar a difusão do conhecimento produzido e fortalecer o debate interdisciplinar. A gestão também pretende intensificar a promoção de eventos e outras ações voltadas à reflexão crítica sobre temas relevantes para a Universidade e para o País.

A escolha de Adilson de Oliveira foi feita por um Comitê de Busca, com elaboração de pareceres sobre os planos de trabalho encaminhados pelas duas candidaturas inscritas, de Oliveira e da docente Cristina Paiva de Sousa, do Departamento de Morfologia e Patologia. O resultado oficial está documentado no site do IEAE.